Quem Somos

 

 

O que nos move

Na mitologia grega Eos é uma das titãs, irmã de Ceres, a mãe Terra. Eos seria a responsável por abrir os portões dos céus para a entrada da carruagem do seu irmão Hélio, o deus do Sol.

Eos é a personificação da aurora, de um contínuo renascer. Acreditamos que esse nome seja inspirador para este momento da quebra do antigo paradigma da exploração de recursos naturais e da busca de uma nova ordem econômica em harmonia com a natureza. Para traduzir este simbolismo, a marca apresenta uma forma estilizada do que seria o nascer do sol por traz de uma colina, em amarelo. E em verde, completando a composição, uma faixa representando o solo, a natureza e todo o ecossistema.

Nesse novo contexto, desafiador por certo, existem cada vez mais evidências de que as organizações que se comprometem a trabalhar dentro dos limites ecológicos estão mais bem preparadas para liderar e se desenvolver num futuro baseado na economia circular. Elas podem ter discussões mais focadas e práticas sobre investimentos verdes, inovar com soluções transformadoras ao invés de ir atrás de fórmulas obsoletas de baixo custo. Podem construir confiança com as comunidades locais e se tornar uma marca sólida e consolidada. Os negócios mais sustentáveis serão, inevitavelmente, os mais sólidos.

 

Quem Somos

Somos um grupo de profissionais com sólida formação acadêmica e larga experiência em projetos e operações nas áreas de meio ambiente, energia e engenharia.

Somos vistos pelo nosso alto nível técnico, tendo como um dos nossos objetivos principais alcançar a máxima qualidade de trabalho, respondendo, assim, às altas exigências técnicas do mercado corporativo.

Também, a nossa equipe possui grande experiência em projetos em conjunto com instituições e agências internacionais como o Banco Mundial, UNFCCC (ONU), Agência Internacional de Energia, PNUD, REN21 e WRI / GHG PROTOCOL.

 

Nossa Trajetória

A Eos Consultoria em Sustentabilidade e Estratégia Ambiental é uma empresa brasileira especializada em mudanças climáticas, estudos ambientais, gestão energética, modelagem econômico-ambiental e estudos florestais. Fundada em 2012, a Eos consolidou-se ao longo da última década como uma das principais referências técnicas no país, reconhecida pela qualidade metodológica, rigor científico e capacidade de traduzir análises complexas em soluções aplicáveis para governos, empresas e sociedade civil. Seus sócios e consultores acumulam experiência internacional e já colaboraram com instituições como Banco Mundial, UNFCCC, PNUD, IEA, REN21, WRI, UNIDO, BID, GIZ, Instituto Clima e Sociedade (iCS), CNI, FIESP, IBRAM, IBP, além de diversos governos estaduais e municipais brasileiros.

Desde sua fundação, a Eos tem desempenhado um papel pioneiro na produção de inventários e cenários de emissões de GEE. Foi responsável por dezenas de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa para empresas líderes dos setores de energia, mineração, cimento, siderurgia e manufatura, sempre aplicando metodologias alinhadas às melhores práticas internacionais. No campo governamental, participou ativamente da elaboração do 3º e do 4º Inventário Nacional de GEE, além de ter coordenado setorialmente a elaboração dos planos de mitigação e cenários de emissões da Cidade do Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro, ainda na década passada — trabalhos que foram marcos na institucionalização de políticas climáticas regionais no Brasil.

A Eos também acumula um histórico consistente em planos e estratégias estaduais de mitigação. Atualmente, coordena o Plano de Mitigação do Estado do Rio de Janeiro e a Construção de um Programa de Compensação de carbono no estado (RIO CLIMA II, 2025–2026), que envolve a simulação de cenários de descarbonização e o desenvolvimento de ferramentas de MRV (monitoramento, reporte e verificação) para orientar a implementação das metas estaduais, assim como programa de geração de créditos de carbono de projetos AFOLU. Esse trabalho apresenta forte sinergia com o presente edital, voltado ao desenvolvimento dos 34 Planos de Ação Climática do Estado do Rio de Janeiro. Em paralelo, liderou a elaboração técnica do Plano Estadual de Descarbonização da Economia Paranaense (PEDEP) (2024–2025), iniciativa que reforça a importância de estratégias territoriais integradas e alinhadas aos compromissos nacionais e internacionais de mitigação das emissões de GEE.

No plano federal, a Eos tem tido papel decisivo no apoio à formulação de políticas públicas. Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o BID (2024–2025), coordenou a simulação de cenários e a avaliação dos impactos macroeconômicos e sociais do Plano Clima, além de contribuir para a estratégia transversal de transição justa. Com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a UNIDO (2025), liderou a elaboração do Plano Clima Setorial da Indústria e da Estratégia Nacional de Descarbonização da Indústria, envolvendo amplo diálogo com associações setoriais e o setor produtivo. Ainda em 2025, em parceria com a FIESP e a CNI, a empresa conduziu a elaboração de cenários participativos de emissões de GEE da indústria brasileira, integrando federações industriais e associações setoriais para subsidiar o posicionamento do setor nas discussões do Plano Clima.

A experiência da Eos no campo da precificação de carbono também é notável. Atuou como coordenadora executiva do PMR Brasil (2018–2020), simulando oito cenários de precificação de carbono no modelo IMACLIM-BR, insumos fundamentais para orientar a NDC brasileira e o desenho inicial do marco regulatório do mercado de carbono. Em 2024, deu continuidade a esse trabalho, no âmbito da iniciativa PMI, em parceria com o Ministério da Fazenda e o Banco Mundial, com a atualização dos cenários do projeto PMR, servindo como base para o posicionamento do governo no debate do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, que estava em tramitação no Congresso Nacional. No mesmo período, apoiou o MDIC e a GIZ na análise de arranjos regulatórios do futuro Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE), conectando o Brasil às experiências internacionais de parceiros como o California Air Resources Board (CARB), a Nova Zelândia e a plataforma México2.

Além do caráter técnico, a Eos diferencia-se por sua experiência em processos participativos de larga escala, que garantem legitimidade social às recomendações. Liderou tecnicamente o IES Brasil 2030, que envolveu mais de 100 stakeholders nacionais em diálogos multissetoriais coordenados pelo FBMC para a elaboração de cenários que subsidiariam a 1a NDC brasileira; o IES Brasil 2050, simulando cenários Net-Zero pela primeira vez no Brasil, com a participação de 60 especialistas engajados pelo FBMC; e o projeto Clima e Desenvolvimento, que reuniu simultaneamente 150 especialistas técnicos e 150 lideranças nacionais de diferentes setores — entre formuladores de políticas, CEOs, parlamentares e representantes da sociedade civil para a elaboração de cenários ambiciosos de descarbonização da economia brasileira alinhados a um cenário de 1.5ºC. Esses processos enriqueceram a construção de cenários de longo prazo para o país e influenciaram diretamente a agenda climática nacional. Outro diferencial é a capacidade da Eos de atuar em projetos públicos que passam por consultas públicas, incorporando comentários e sugestões recebidos para aprimorar a versão final dos estudos. Essa experiência reforça o compromisso da empresa com a transparência, a governança democrática e a construção de consensos em torno da política climática.

No setor privado, a Eos já apoiou associações empresariais estratégicas como CNI, FIESP, ABAL, IBRAM e IBP, além de grandes empresas nacionais e multinacionais, como ThyssenKrupp, Votorantim, Braskem, Prumo Logística, Ferroport, Ternium, Gerdau, ENEVA, Lundin mining, entre outras. Nessas parcerias, desenvolveu inventários de emissões de GEE, curvas de custo marginal de abatimento, cenários de descarbonização e análises macroeconômicas sobre os efeitos da precificação de carbono e do CBAM europeu sobre a indústria brasileira, além de explorar as oportunidades do Artigo 6 do Acordo de Paris.

Esse conjunto de experiências evidencia a capacidade única da Eos de combinar excelência analítica em modelagem e simulação de cenários, inovação metodológica e articulação institucional multissetorial. Mais do que uma consultoria, a Eos tem se consolidado como parceira estratégica na formulação da política climática brasileira, influenciando diretamente a elaboração de inventários, cenários, planos e estratégias tanto em nível federal quanto estadual e municipal, e projetando sua atuação para o debate internacional sobre descarbonização, adaptação e transição justa.

 

Sócios

A empresa reúne um grupo de profissionais da área de sustentabilidade com sólida formação acadêmica, e larga experiência em projetos e operações em diferentes áreas da engenharia, meio ambiente e de energia.

William Wills, D.Sc.

Managing Partner

Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, Mestre (M.Sc.) e Doutor (D.Sc.) em Planejamento Energético e Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético (PPE)

Leia Mais

Ver currículo

wills@eos.eco.br

Renzo Solari, M.Sc.

Manager / Partner

Engenheiro Florestal, graduado pela Universidade de Chile. Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pelo PPE/COPPE/UFRJ.  Tem experiência nos temas de

Leia Mais

Ver currículo

renzo@eos.eco.br

Carolina Grangeia, M. Sc.

Managing Partner

Engenheira Civil e Ambiental, Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental, e doutoranda em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Possui passagens

Leia Mais

Ver currículo

carol.silva.g1@gmail.com

Consultores Externos

A empresa possui uma rede de profissionais da área de sustentabilidade com sólida formação acadêmica, e larga experiência em projetos e operações em diferentes áreas da engenharia, meio ambiente e de energia que auxiliam em diferentes projetos e demandas.

  • Prof. Emilio Lèbre La Rovere, D.Sc. (PPE/COPPE/UFRJ).
  • Giovannini Luigi, D.Sc., Instituto de Geografia/UFRJ.
  • Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc. (Centro Clima/COPPE/UFRJ).
  • Isadora Mendes, M.Sc. (Consultora)
  • Pedro Ninô de Carvalho, M.Sc. (IEA).
  • Denise da Silva de Sousa, D.Sc. (Consultora).
  • Guido Penido, M.Sc. (Consultor do Banco Mundial).
  • Sebastián Pedrero, M.Sc. (Consultor).
  • Luan Santos, D.Sc. (Professor da COPPE).
  • Fernanda Westin, D.Sc. (Consultora e Gerente de Mudanças Climáticas no CBC).
  • Carolina Grottera, D.Sc. (Professora da UFF, atualmente no Ministério da Fazenda).
  • Giovanna Naspolini, M.Sc. (Consultora do BID e Doutoranda na COPPE).
  • Daniel Oberling, D.Sc. (Consultor e Especialista do GATE do Ministério Público RJ).
  • Michele Cotta Walter, D.Sc., Engenharia Agrícola/UNICAMP.
  • Daniel Schmitz, D.Sc. (Consultor).
  • George Goes, D.Sc. (Consultor).
  • Christiano Campos, D.Sc. (Consultor).
  • Mayra Braga, M.Sc. (DNV / Carbon Check).
  • Isabelle Westin (Consultora)
  • Thais Westin (Consultora)

Temos novidades