Projetos Desenvolvidos
- Estudo de Subsídios para EFS a Respeito de Financiamento de Ação Climática. Consorcio CBC/Eos/Fractal. Cliente: ONUBR e Giz. 2021.
- Elaboração do Plano Estratégico de Mudanças Climáticas da Usina Termelétrica da Gás Natural Açu S.A. (UTE GNA). São João da Barra – RJ.
- Consultoria para subsidiar os processos de gestão estratégica de mudanças climáticas na BRF S.A. EY – ERNST & YOUNG ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA. RJ/SP.
- Inventário de emissões de GEE da Usina da Siderúrgica Norte Brasil. SINOBRAS S/A. Ciclo 2019 e 2020. Marabá – PA.
- Inventário de Emissões de GEE e Plano de Mitigação das usinas termelétricas da ENEVA S.A.: ciclos 2018 – 2020. Rio de Janeiro – RJ.
- Inventário de Emissões de GEE do Porto do Açu / Prumo Logística/ Açu Petróleo: ciclos 2016 – 2020. São João da Barra – RJ
- Análise de Fluxos do Ciclo de Vida de Materiais nos Processos Industriais, de Produção de Catalisadores e Aditivos para o Setor de Petróleo da Fábrica Carioca de Catalisadores S.A.
- Estudos sobre Precificação de Carbono e os Impactos na Competitividade da Cadeia de Valor do Setor Industrial Brasileiro. CNI. RJ/DF (Brasília).
- Inventário de emissões de GEE da Usina Siderúrgica Ouro Branco. Gerdau. Ciclo 2018. Ouro Branco – MG.
- Construção da Curva de Custo Marginal de Abatimento (MACC) da Ternium Brasil. RJ.
- Cenários Macroeconômicos 2050 no contexto de um setor elétrico de emissões zero. Instituto Escolhas. RJ/SP.
- Inventário de Emissões de GEE do Shopping Nova Iguaçu (Ancar Ivanhoe): ano de referência 2018. Rio de Janeiro – RJ.
- Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA) para a utilização de biomassa (lenha) da Atmosfera Gestão e Higienização de Têxteis. Elis Brasil. Duque de Caxias-RJ.
- Inventário de emissões de GEE da COPERSUCAR S.A. ciclo 2017. São Paulo – SP.
- Estudo de Dispersão Atmosférica da caldeira a cavaco da Indústria de Rações Patense. Tanguá-RJ.
- Elaboração de metodologias de redução de emissões de GEE para projetos de Reflorestamento e Sistemas Agroflorestais. Instituto EKOS Brasil.
- Consultoria especializada em gestão de GEE na ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico –TKCSA em 2015 e 2016. (Inventário de emissões de GEE ano 2015 e Elaboração do Diagnóstico para a Estratégia de Adaptação às Mudanças Climáticas da TKCSA). Rio de Janeiro – RJ.
- Estado da Arte: Segurança Alimentar e Adaptação às Mudanças Climáticas. OXFAM.
- Proposta metodológica de apoio para a integração entre a Estratégia Nacional REDD+ e o Setor Agropecuário da Estratégia Colombiana de Desenvolvimento de Baixo Carbono (ECDBC).
- Inventário de Emissões de GEE do Aterro Sanitário de Nova Friburgo da Empresa Brasileira de Meio Ambiente -EBMA: ano de referência 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Nova Friburgo – RJ.
- Revisão do relatório do cenário Business As Usual (BAU) para o setor LULUCF do Peru.
- Plano de Mitigação das emissões de GEE da Planta Santa Cruz da Votorantim Cimentos. Rio de Janeiro – RJ.
- Inventário de Emissões de GEE da Fundação Planetário do Rio de Janeiro: ano de referência 2012, 2013, 2014 e 2015. Rio de Janeiro – RJ.
- Definição da Estratégia Florestal de compensação das emissões de GEE dos Jogos Olímpicos. Rio 2016. INEA / MGM Innova. Rio de Janeiro – RJ.
- Elaboração de estudo de Avaliação do Ciclo de Vida comparativoentre PP ou folha de estanho para embalagem de tinta. Braskem. RJ/SP.
- Inventário de ciclo de vida de pellets de ferro brasileiros. CETEM – Centro de Tecnologia Mineral, Ministério de Minas e Energia. Rio de Janeiro – RJ.
- Avaliação do Ciclo de Vida de terras raras no Brasil. CETEM – Centro de Tecnologia Mineral, Ministério de Minas e Energia. Rio de Janeiro – RJ.
- Elaboração e implantação de Programa de Gerenciamento de Resíduos com Comprometimento Social. Grande Rio Alimentos. Nova Iguaçu-RJ.
- Quantificação dos estoques de carbono das áreas reflorestadas no Parque Estadual da Pedra Branca exercidas pela Thyssenkrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico – CSA. Rio de Janeiro – RJ.
- Elaboração do Estudo de Diagnóstico Preliminar (screening) com vistas à Estratégia de
Mudanças Climáticas da Mineração Maracá. Lundin mining. Alto Horizonte – GO. 2021.
Principais Projetos Desenvolvidos em Conjunto com Outras Instituições
- Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Estado do Rio de Janeiro, ano base 2015. CentroClima/COPPE/UFRJ. Sócios: William Wills e Renzo Solari – Coordenação dos Setores de Energia e AFOLU.
- Subsídio à elaboração da primeira revisão do Plano de Adaptação do Setor de Mobilidade Urbana aos Efeitos das Mudanças Climáticas. Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP em inglês), Ministério das Cidades e Prosperity Fund do Governo do Reino Unido. Ex-sócio: Daniel Oberling – Coordenador Técnico.
- Coordenação técnica do Projeto CLIMA (Integrated Modeling of the Land Use, Water and Energy Nexus of Brazilian Biofuels Expansion under Climate Change). CentroClima/COPPE/UFRJ. Sócio: William Wills – Coordenação técnica.
- Modelagem do setor de Transportes do Terceiro Inventário Nacional de Emissões de GEE. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Sócio: William Wills – Coordenação técnica.
- Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Cidade do Rio de Janeiro, ano base 2010. CentroClima/COPPE/UFRJ. Sócios: William Wills e Renzo Solari – Coordenação dos Setores de Energia e AFOLU.
- Projeto IES-Brasil: Impactos econômicos e Sociais de cenários de mitigação para o Brasil em 2030, com o objetivo de dar subsídios ao governo na elaboração das INDCs Brasileiras (Intended Nationally Determined Contributions). Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e CentroClima. Sócio: William Wills – Coordenador de pesquisa e modelagem.
- Integração do Modelo de Equilíbrio Geral (MEG4C) e do Modelo Energético (Markal) para simulação de cenários de mitigação de longo prazo. Ministério de Planejamento da Colômbia. Sócio: William Wills – Assessoria técnica.
- Elaboração de estimativa de emissões de gases de efeito estufa dos ônibus municipais. Programa de Baixo Carbono da Cidade do Rio de Janeiro, financiado pelo Banco Mundial. Sócio: William Wills – Assessoria técnica.
- Elaboração do Inventário de Emissões de GEE do estado de Espírito Santo – ES. SEAMA/IEMA. 2011. IVIG/COPPE/UFRJ. Sócio: Renzo Solari – Coordenação do Setor de AFOLU.
- Economia da Mudança do Clima no Brasil. Embaixada Britânica e CentroClima/COPPE/UFRJ. Sócios William Wills e Renzo Solari.
- Recomposição Florestal de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Nova Transportadora do Sudeste (NTS) e TELSAN. Sócio: Renzo Solari – Coordenador técnico.
- Verificação do inventário de emissões e remoções de carbono de florestas comerciais. SLB Brasil. Paraná. 2015 e 2016. RINA. Sócio: Renzo Solari – Especialista técnico.
- Verificação e Revalidação do Ecomapuá Amazon REDD Project baixo metodologia VCS. Ilha de Marajó – PA. Sustainable Carbon, Projetos Ambientais Ltda. e Ecomapuá Conservação Ltda. RINA. Sócio: Renzo Solari – Especialista técnico.